
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou nesta quarta-feira (13) a necessidade de aprovação pelo Congresso da Medida Provisória assinada no mesmo dia, que integra o Plano Brasil Soberano e busca reduzir os efeitos do aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros imposto pelos Estados Unidos.

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, Lula direcionou a fala aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmando que a decisão agora depende do Legislativo. “Quanto mais rápido vocês votarem, mais rápido os prejudicados serão beneficiados. Estamos dando ao mundo uma saída, porque muitos países enfrentam dificuldades semelhantes. Se houver mais medidas a tomar, faremos. Ninguém larga a mão de ninguém neste País”, declarou.
A Medida Provisória do Plano Brasil Soberano inclui ações para mitigar os impactos econômicos do chamado “tarifaço”, reforçando a proteção a setores produtivos e trabalhadores brasileiros. Lula destacou que a iniciativa também visa mostrar ao mercado internacional como enfrentar crises comerciais.
