BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
ECONOMIA

Lula reforça a Ursula von der Leyen expectativa de assinar acordo Mercosul-UE até o fim de 2025

Em conversa de 20 minutos, líderes destacaram importância estratégica da parceria e apoio europeu à COP30 em Belém

5 setembro 2025 - 11h40Gabriel Hirabahasi
Ambos concordaram que, diante do momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional, a parceria entre os dois blocos regionais é ainda mais estratégica, disse o Planalto sobre o telefonema.
"Ambos concordaram que, diante do momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional, a parceria entre os dois blocos regionais é ainda mais estratégica", disse o Planalto sobre o telefonema. - (Foto: RicardoStuckert)
ENERGISA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta sexta-feira (5) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). A ligação, que durou cerca de 20 minutos, vinha sendo organizada há semanas e teve como foco o acordo comercial Mercosul-União Europeia.

Canal WhatsApp

Segundo a Secom, Lula saudou o envio do acordo pela Comissão Europeia ao Conselho Europeu, considerando-o “mais um passo importante” para a assinatura. O presidente reiterou sua expectativa de que o tratado seja oficializado até o fim de 2025, durante a Cúpula do Mercosul, prevista para ocorrer no Brasil.

“O presidente Lula manifestou a expectativa de que o acordo possa ser assinado no final deste ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil”, diz a nota.

Na conversa, Lula defendeu que qualquer regulamento de salvaguardas adotado internamente pela União Europeia respeite os termos originais do acordo. Ele e von der Leyen também reforçaram o compromisso de ambos os blocos com o multilateralismo e com a construção de uma ordem internacional mais justa e pacífica.

O diálogo ocorre em um cenário de tensões no comércio global, marcado pelas políticas de sanções e tarifas do governo norte-americano de Donald Trump, ainda que os EUA não tenham sido mencionados oficialmente na nota da Secom.

Von der Leyen também reafirmou o apoio europeu à realização da COP30 em Belém (PA), programada para 2025. O evento tem enfrentado críticas recentes por conta de problemas de infraestrutura hoteleira e altos custos de hospedagem na capital paraense.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas