
A presidente do Federal Reserve de Dallas, Lorie Logan, afirmou nesta sexta-feira (21) que o cenário atual é de "considerável incerteza econômica", exigindo decisões de política monetária que levem em conta os riscos, mesmo sem a clareza total sobre o futuro. A declaração foi feita durante evento promovido pelo Banco Central da Suíça.
“Mesmo após uma coleta de informações completa, alguma incerteza sempre persistirá”, declarou a dirigente, destacando que fatores geopolíticos e avanços tecnológicos ampliam o risco de choques inesperados na economia global.
Segundo Logan, decisões políticas precisam ser adaptadas a esse ambiente instável, com ajustes que considerem a gestão de riscos. "Isso pode significar ajustar uma decisão política para refletir considerações de gestão de risco, em vez de fazer o que seria ideal se a situação fosse certa", afirmou.
Sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos, Logan destacou que os pedidos de seguro-desemprego seguem em níveis baixos. No entanto, fez um alerta: se houver um aumento nas demissões, o ritmo atual de contratação pode não ser suficiente para absorver a mão de obra dispensada.
“Em um cenário de baixas contratações, o mercado de trabalho pode ter dificuldades para absorver qualquer aumento significativo nas demissões em relação ao nível baixo atual”, afirmou.
As declarações da dirigente refletem a cautela do Federal Reserve diante da combinação de inflação ainda elevada, incertezas externas e um mercado de trabalho que, embora resiliente, pode enfrentar riscos crescentes.

