agems
TARIFAS

Longen elogia missão de senadores nos EUA contra tarifa de 50%

Empresariado destaca missão oficial em Washington que busca mitigar sobretaxa de 50% sobre exportações brasileiras

29 julho 2025 - 10h10Redação
Longen elogia senadores por missão nos EUA contra tarifaço de 50% e defende diálogo para proteger indústria e agronegócio
Longen elogia senadores por missão nos EUA contra tarifaço de 50% e defende diálogo para proteger indústria e agronegócio - (Foto: Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, elogiou nesta segunda-feira (28) a mobilização de senadores brasileiros que estão em missão oficial em Washington (EUA) para discutir o impacto da nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Canal WhatsApp

A sobretaxa anunciada pelo governo de Donald Trump preocupa setores do agronegócio e da indústria, especialmente em Mato Grosso do Sul, que mantém forte relação comercial com o mercado norte-americano.

“Entendemos que é extremamente importante, neste momento, levar uma posição brasileira”, afirmou Longen. Segundo ele, a presença da comitiva no centro das negociações é “um passo essencial para discutir os efeitos do tarifaço sobre a produtividade do país”.

Longen disse ter conversado com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e líder da missão, e com a senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente do colegiado. “Destaco a importância desses dois senadores estarem na comitiva e levarem a preocupação do setor empresarial de Mato Grosso do Sul. Temos boas condições de apresentar a realidade do nosso Estado”, declarou.

O presidente da Fiems ressaltou que a viagem não deve resultar em decisões imediatas sobre prazos ou redução da tarifa, mas vê a participação brasileira nas reuniões como um avanço.

Além de Nelsinho Trad e Tereza Cristina, participam da missão os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Fernando Farias (MDB-AL), Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG). A delegação conta ainda com assessores parlamentares, representantes da ApexBrasil e diplomatas. As reuniões seguem até quarta-feira (30).

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas