Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de novembro de 2025 - 23h01
comper
FERIADOS

Lojas poderão abrir nos feriados de novembro em Campo Grande

Funcionamento do comércio foi autorizado para os dias 15 e 20 de novembro, com regras para empresários e compensação aos trabalhadores

7 novembro 2025 - 17h30Ricardo Eugenio
Comércio poderá abrir das 9h às 18h nos feriados de novembro, com compensação garantida aos trabalhadores
Comércio poderá abrir das 9h às 18h nos feriados de novembro, com compensação garantida aos trabalhadores - (Foto: Divulgação)

Nos próximos feriados de novembro, o comércio de Campo Grande poderá manter as portas abertas. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira (07 de novembro), após a assinatura da nova Convenção Coletiva de Trabalho entre a Fecomércio-MS e o Sindivarejo, sindicato que representa o setor varejista.

Canal WhatsApp

O acordo permite o funcionamento das lojas nos dias 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O horário autorizado será das 9h às 18h. A medida abrange o comércio em geral, com exceção das lojas situadas em shoppings, que devem seguir os horários próprios de cada centro comercial.

De acordo com a convenção, os lojistas que optarem por abrir nesses dias precisam seguir alguns critérios. É obrigatório comunicar o sindicato laboral com pelo menos cinco dias de antecedência e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 24 por funcionário que trabalhar no feriado.

Fernando Camilo, gerente sindical da Fecomércio, explicou que o trabalhador que cumprir expediente nesses dias terá direito a uma folga compensatória. A folga deve ser concedida preferencialmente na semana seguinte ao feriado, e no máximo dentro de 15 dias.

A possibilidade de abrir as lojas nos feriados de novembro é vista como uma oportunidade para o comércio aproveitar a movimentação típica do fim de ano. Em um momento de aquecimento gradual das vendas, a flexibilização ajuda lojistas a manter o fluxo de clientes e ampliar o volume de negócios.

O acordo mantém a tradição de diálogo entre empregadores e sindicatos do setor em Campo Grande, buscando equilibrar os interesses de quem vende e de quem trabalha.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop