BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
BANCO CENTRAL EUROPEU

Lagarde evita comentar juros e destaca importância da autonomia dos bancos centrais

Presidente do BCE defende independência institucional como pilar da democracia

1 setembro 2025 - 14h55Isabella Pugliese Vellani
Christine Lagarde durante discurso em evento do BCE; presidente destacou independência institucional
Christine Lagarde durante discurso em evento do BCE; presidente destacou independência institucional - (FOTO: Thomas Lohnes/REUTERS)
ENERGISA

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, evitou fazer comentários sobre a política monetária e as perspectivas econômicas da zona do euro em discurso proferido nesta segunda-feira (1º), durante o jantar da Conferência Jurídica do BCE de 2025. Em vez disso, Lagarde destacou a importância da independência dos bancos centrais como parte essencial da estrutura democrática.

Canal WhatsApp

“Tribunais independentes, agências especializadas, imprensa livre — tudo isso faz parte da infraestrutura da democracia constitucional como freios e contrapesos essenciais da autoridade pública. E o mesmo acontece com os bancos centrais independentes”, afirmou.

Discurso institucional e foco em valores democráticos

Sem abordar juros, inflação ou crescimento econômico, Lagarde adotou um tom mais institucional, ressaltando o papel das instituições autônomas em garantir o equilíbrio de poder nos sistemas democráticos modernos.

Ela também defendeu a atuação coletiva da União Europeia no cenário internacional, destacando a necessidade de ações coordenadas para proteger valores comuns.

“Autonomia europeia significa agir de forma decisiva e coletiva no cenário mundial para defender nossos valores e interesses, enquanto o multilateralismo significa fazê-lo em conjunto com outros, sob regras compartilhadas e por meio de instituições confiáveis”, disse.

Mercado aguardava sinalizações sobre juros

A ausência de comentários sobre política monetária ocorre em um momento de expectativa dos mercados financeiros quanto aos próximos passos do BCE em relação à taxa de juros da zona do euro. Com os dados de inflação e atividade econômica em revisão, analistas esperavam ao menos alguma sinalização no discurso da presidente.

No entanto, o BCE tem adotado uma postura de cautela em relação ao futuro da política de aperto monetário, diante de um cenário global ainda instável.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop