tjms
ECONOMIA

IPCA-15 de janeiro foi publicado antes do horário previsto no Sidra; IBGE apura vazamento

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta sexta-feira, 26, o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) antes das 9 horas, horário previsto para a divulgação do indicador, no sistema Sidra

26 janeiro 2024 - 09h15Gabriel Vasconcelos
'Há comportamento um tanto errático do setor de serviços em 2023', diz gerente do IBGE
'Há comportamento um tanto errático do setor de serviços em 2023', diz gerente do IBGE - (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta sexta-feira, 26, o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) antes das 9 horas, horário previsto para a divulgação do indicador, no sistema Sidra.

Canal WhatsApp

Por volta das 8 horas, o IBGE havia divulgado em seu site que a variação mensal do índice para o mês de janeiro tinha o valor de 0,31%, segundo economistas ouvidos pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A informação vazada circulou entre grupos de economistas no WhatsApp.

Procurado, o IBGE informou que vai apurar o episódio.

Sidra é a sigla para Sistema IBGE de Recuperação Automática, onde os dados de pesquisas realizadas pelo IBGE podem ser acessados em quadros, gráficos e cartogramas.

Inflação menor e abaixo do piso das previsões

O IPCA-15 registrou alta de 0,31% em janeiro, após subir 0,40% em dezembro.

O resultado ficou abaixo do piso das estimativas de analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que iam de 0,38% a 0,60%, com mediana positiva de 0,47%.

Com o resultado de janeiro, o IPCA-15 tem alta 4,47% em 12 meses. Em 2023, o índice acumulou alta de 4,72%, pouco aquém do teto da meta de inflação, de 4,75%.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop