
Na quarta-feira (15), três empresas de Mato Grosso do Sul foram destaque em um evento importante sobre meio ambiente, que aconteceu em Brasília. O encontro, chamado “Pré-COP30”, foi organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reuniu projetos sustentáveis de todo o Brasil.

As empresas Real H, PortoPlast e Organoeste, todas do setor industrial, foram escolhidas para representar o estado como exemplo de boas práticas para o meio ambiente. Elas fazem parte de um livro com os melhores projetos, que será apresentado na COP30, evento mundial sobre clima que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).
O que cada empresa faz:
- Real H criou um programa chamado Ciclos. Eles reciclam lixo da empresa, usam energia limpa e ainda ajudam projetos sociais. Já tiraram mais de 1.500 toneladas de lixo do meio ambiente e diminuíram a poluição do ar.
- PortoPlast só usa plástico reciclado para fazer seus produtos. Com isso, evitam jogar fora mais de 1.800 toneladas de plástico por ano.
- Organoeste transforma lixo orgânico em adubo com uma tecnologia especial. Além disso, trabalham com catadores de lixo, ajudando a gerar renda e inclusão social.
Esses projetos foram apoiados pela Fiems (Federação das Indústrias de MS). O diretor da Fiems, Robson Del Casale, disse que é a primeira vez que tantas empresas brasileiras se juntam com outros países para discutir soluções para o clima. Ele falou que essa participação mostra que o setor privado pode ajudar muito nesse assunto.
O destaque foi reforçado pelas palavras de Robson Del Casale, diretor da Fiems, que participou ativamente da programação e celebrou o protagonismo sul-mato-grossense na pauta ambiental.
As empresas agora vão fazer parte de uma vitrine internacional chamada COP30 Granary of Solutions. Nessa plataforma, governos e investidores do mundo todo vão poder ver os projetos e se interessar por eles.
As ações dessas empresas mostram que é possível crescer, ganhar dinheiro e ainda ajudar o planeta. Mato Grosso do Sul se destaca por estar à frente com ideias novas e sustentáveis, que fazem bem para o meio ambiente e para as pessoas.
