1º Encontro Regional MIDIACOM MS
ECONOMIA

Ibovespa cai, mas defende os 130 mil pontos, de olho nos EUA e cenário fiscal no Brasil

Com investidores atentos a cortes de gastos no Brasil e eleição nos EUA, índice mantém nível alto, apesar de queda

5 novembro 2024 - 10h32
Ibovespa cai, mas se mantém acima dos 130 mil pontos em meio a expectativas econômicas
Ibovespa cai, mas se mantém acima dos 130 mil pontos em meio a expectativas econômicas - (Foto: Reprodução/Twitter)

Nesta terça-feira (05), o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, apresenta uma leve queda, mantendo-se acima dos 130 mil pontos. O mercado segue atento à eleição presidencial nos Estados Unidos e à expectativa de um possível anúncio de corte de gastos pelo governo brasileiro, enquanto se aguarda a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa de juros, prevista para quarta-feira.

Canal WhatsApp

Na segunda-feira, o Ibovespa fechou com uma alta de 1,87%, subindo para 130.514 pontos. Esse movimento foi visto como positivo, com analistas como Alvaro Bandeira, da Apimec Brasil, sugerindo que, se o cenário fiscal se mantiver favorável, o índice pode alcançar até 132 mil pontos. No entanto, Bandeira ressalta que é preciso acompanhar os desdobramentos das eleições nos EUA e o noticiário econômico brasileiro para entender o comportamento do mercado nos próximos dias.

Ontem, o Ministério da Fazenda confirmou que as propostas de redução de despesas foram apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a outros ministros. O mercado segue pressionando por um anúncio oficial sobre o valor exato dos cortes e as medidas de ajuste fiscal que o governo deve adotar.

Pedro Moreira, da One Investimentos, acredita que o mercado respondeu positivamente ao cancelamento da viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Europa, o que indicaria um foco maior nas questões fiscais locais. “A reação foi pontual, mas o mercado ainda espera por detalhes do pacote fiscal, que é o que realmente trará uma perspectiva mais concreta para o cenário econômico”, explica Moreira.

Além do cenário político, o mercado também está de olho em ações específicas. As ações da Petrobras mostraram leve oscilação, mesmo com a alta de quase 1% nos preços do petróleo. Já as ações da Vale registraram uma pequena alta, beneficiadas pela valorização do minério de ferro na China. O que segurou o índice, no entanto, foi o bom desempenho do Itaú Unibanco, que subiu mais de 3% após divulgar um lucro de R$ 10,675 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 18% em relação ao ano passado.

Às 11h13, o Ibovespa registrava uma queda de 0,16%, marcando 130.289 pontos. Mesmo com o recuo, o índice se mantém em um nível elevado, refletindo a expectativa do mercado por mais definições fiscais e políticas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop