TCE
OPORTUNIDADE

IBGE anuncia abertura de 9.580 vagas temporárias para pesquisa estatística em todo o Brasil

Portaria conjunta dos Ministérios da Gestão e da Inovação e do Planejamento autoriza contratação de profissionais para atender a necessidades temporárias do órgão

12 agosto 2025 - 10h35
Contratos podem durar até três anos.
Contratos podem durar até três anos. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Terça da Carne

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) publicaram nesta terça-feira (12) a portaria conjunta nº 58/2025, que autoriza o IBGE a contratar até 9.580 profissionais temporários para atender a demandas de pesquisa em todo o Brasil.

Canal WhatsApp

De acordo com a portaria, os contratados irão realizar atividades estatísticas coordenadas pelo IBGE. As vagas são divididas entre dois cargos: 8.480 para agentes de pesquisas e mapeamento, responsáveis pela coleta de dados, e 1.100 para supervisores de coleta e qualidade, que atuarão no acompanhamento das atividades de campo.

Seleção e Recrutamento
As vagas serão preenchidas por meio de processo seletivo simplificado, um procedimento geralmente mais ágil que um concurso público. O processo de seleção incluirá etapas como análise de currículo, títulos e, eventualmente, entrevistas.

A duração dos contratos será de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos, conforme a necessidade do IBGE para concluir as atividades. O edital de abertura das inscrições será publicado em até seis meses a partir desta terça-feira (12). A remuneração dos contratados será definida pelo IBGE, conforme o orçamento disponível.

Essas contratações temporárias têm como objetivo suprir a necessidade de profissionais para as pesquisas estatísticas em andamento no país, uma função essencial para a produção de dados que subsidiam políticas públicas e decisões econômicas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop