Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
13 de fevereiro de 2026 - 13h48
aguas
COMÉRCIO

Para IBGE, Black Friday foi mais forte que o Natal no varejo em 2025

Queda de 0,4% em dezembro reflete antecipação de compras em novembro, diz pesquisador

13 fevereiro 2026 - 12h05Daniela Amorim
Promoções de novembro superaram impacto do Natal nas vendas do varejo em 2025, segundo o IBGE.
Promoções de novembro superaram impacto do Natal nas vendas do varejo em 2025, segundo o IBGE. - (Foto: Paulo Pinto/EBC)

As promoções de novembro pesaram mais que as compras de fim de ano para o comércio brasileiro em 2025. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a retração de 0,4% no volume de vendas do varejo em dezembro, na comparação com novembro, está ligada a uma Black Friday mais intensa que o período natalino.

Canal WhatsApp

A avaliação é do gerente da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, Cristiano Santos. De acordo com ele, parte dos consumidores antecipou as compras de Natal para aproveitar os descontos oferecidos em novembro.

“Eventualmente, nas promoções de novembro no varejo, você consegue também fazer as compras para o Natal”, explicou o pesquisador.

O recuo registrado em dezembro ocorreu logo após o maior nível de vendas da série histórica, alcançado em novembro de 2025. Isso significa que o último mês do ano enfrentou uma base de comparação elevada.

“Dezembro tem efeito base. Novembro era o pico da série, é mais difícil conseguir mais crescimento em volume”, afirmou Santos.

Mesmo com a queda mensal, o pesquisador destacou que o comércio vinha de um período positivo. “O varejo vinha de um ano muito forte em 2024”, lembrou.

O que sustentou o consumo - Entre os fatores que ajudaram o comércio ao longo de 2025 estão o mercado de trabalho aquecido, com aumento do emprego, crescimento da massa de renda e expansão do crédito para pessoas físicas.

Além disso, houve momentos de trégua da inflação durante o ano, o que colaborou para manter o poder de compra. A desvalorização do dólar frente ao real também contribuiu, especialmente no setor de equipamentos de informática e comunicação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop