BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
ECONOMIA

Hugo Motta diz que ainda não há data para votar isenção maior do IR

Presidente da Câmara afirmou que tema será discutido entre líderes e que esta semana terá apenas projetos consensuais

9 setembro 2025 - 15h15Victor Ohana
Hugo Motta afirma que discussão sobre isenção do IR ficará para próximas reuniões de líderes
Hugo Motta afirma que discussão sobre isenção do IR ficará para próximas reuniões de líderes - Foto: Lula Marques/Agência Brasil
ENERGISA

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (9) que ainda não há previsão para colocar em pauta o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR). A declaração foi feita a jornalistas após reunião com líderes partidários em Brasília.

Canal WhatsApp

“Não tem uma data certa ainda”, resumiu o parlamentar, ao ser questionado sobre o andamento da proposta. Segundo ele, o tema deve ser discutido na próxima reunião do colégio de líderes.

Apenas projetos de consenso nesta semana

Mais cedo, Motta recebeu em sua residência oficial os líderes das bancadas. De acordo com participantes do encontro, ficou acertado que a pauta desta semana será restrita a matérias consideradas consensuais, sem votações polêmicas como a da anistia a envolvidos nos atos golpistas ou mudanças na legislação tributária.

O projeto de ampliação da isenção do IR é uma das principais demandas da base governista, mas enfrenta resistências em razão do impacto fiscal que pode gerar. Atualmente, a faixa de isenção está em R$ 2.824, valor que o governo Lula prometeu ampliar gradualmente até R$ 5 mil.

A proposta é acompanhada com atenção pela equipe econômica e pela sociedade, especialmente em um momento de debate sobre arrecadação e ajuste das contas públicas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop