Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de outubro de 2025 - 12h10
ECONOMIA

Haddad se reúne com Lula nesta quarta-feira, 29

Ministro avalia cenário positivo no Congresso e diz que governo não voltará atrás na isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil

29 outubro 2025 - 08h25Mateus Maia
Ministro da Fazenda e Presidente Lula devem tratar de negociações fiscais para fechar o Orçamento de 2025.
Ministro da Fazenda e Presidente Lula devem tratar de negociações fiscais para fechar o Orçamento de 2025. - Foto: Ricardo Stuckert

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta quarta-feira (29) que se reunirá no fim da tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar das compensações fiscais necessárias ao fechamento do Orçamento de 2025 e 2026 e dos avanços nas negociações com os Estados Unidos sobre o chamado tarifaço.

Canal WhatsApp

A reunião ocorrerá após a posse de Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, marcada para as 16h, no Palácio do Planalto.

Em conversa com jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda, Haddad disse estar otimista com o clima político na Câmara dos Deputados, especialmente em relação ao presidente da Comissão Mista de Orçamento, Hugo Motta (Republicanos-PB). Segundo ele, há disposição dos parlamentares para aprovar medidas que garantam equilíbrio fiscal após a frustração da Medida Provisória que compensava a alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

"Estou bastante bem impressionado com a evolução da conversa com a Câmara. O clima está melhorando muito para votar matérias importantes e fechar o orçamento da forma como planejado", afirmou o ministro.

Isenção do IR

Haddad também reafirmou que o governo não pretende revogar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, mesmo com o prazo legal determinado na lei aprovada.

"Na verdade, ninguém vai retroceder disso. É que, quando se aprova uma lei, se aprova por tempo determinado, por exigência legal", explicou.

O ministro acrescentou que o relator do projeto no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), deve fazer apenas ajustes de redação, com o objetivo de evitar que o texto retorne à Câmara e atrase a tramitação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop