TCE
ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Haddad diz que reunião com secretário do Tesouro foi cancelada por pressão da extrema-direita

Encontro discutiria tarifas impostas por Donald Trump a produtos brasileiros; ministro vê motivação política na decisão

11 agosto 2025 - 16h25
Reunião com Scott Bessent, prevista para esta quarta (13), foi cancelada após pressão de setores da extrema-direita americana, segundo o ministro.
Reunião com Scott Bessent, prevista para esta quarta (13), foi cancelada após pressão de setores da extrema-direita americana, segundo o ministro. - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (11) que a reunião marcada para esta quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada após pressão de setores da extrema-direita americana. O encontro trataria das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros.

Canal WhatsApp

Segundo Haddad, grupos ligados à Casa Branca souberam de suas declarações recentes e atuaram para barrar a conversa. “A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca teve conhecimento da minha fala, agiu junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, disse em entrevista à GloboNews.

A reunião havia sido solicitada por Bessent, que já havia se encontrado com o ministro em maio, na Califórnia. A expectativa era realizar primeiro uma videoconferência e depois um encontro presencial. Haddad contou que foi informado do cancelamento por e-mail poucos dias após o próprio secretário anunciar a reunião à imprensa.

Para o ministro, a justificativa de “falta de agenda” não convence. “O que fica claro para nós é que a questão comercial não está em foco”, afirmou. Ele destacou que outros países, como União Europeia, Japão e Coreia do Sul, conseguiram negociar com o governo Trump, enquanto o Brasil enfrenta dificuldades.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas