
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (7) acreditar que a Medida Provisória que propõe mudanças no Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) não perderá a validade. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC, ele afirmou que as negociações com o Congresso estão avançando e que há abertura para diálogo sobre ajustes na proposta.

Haddad comentou que a oposição tenta desgastar projetos do governo, como ocorreu recentemente com a proposta de isenção do Imposto de Renda, e agora pretende questionar a MP do IOF.
O ministro ressaltou que cortar privilégios fiscais é um desafio que demanda determinação, mas que tem percebido boa disposição do Congresso Nacional. Ele agradeceu a líderes partidários e aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pelo acolhimento e diálogo constantes.
“Temos espaço para negociar, e é importante manter essa abertura, pois evita decisões unilaterais”, afirmou Haddad. Segundo ele, a Fazenda está preparada para propor alternativas caso haja redução nas expectativas de arrecadação, mas mantém confiança na condução das negociações.
“Nosso objetivo é construir soluções dentro de um ambiente de diálogo, e acredito que a negociação está caminhando bem”, concluiu o ministro.
