senai
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Grupo Pereira mostra como o varejo pode ajudar o meio ambiente

Em entrevista exclusiva à Revista Exame, Beto Pereira, presidente do sétimo maior grupo varejista do Brasil fala de ações ambientais e sociais que mudam vidas.

30 julho 2025 - 15h11Ricardo Eugenio
À frente do sétimo maior varejista do país, Beto Pereira busca alinhar crescimento econômico com responsabilidade ambiental
À frente do sétimo maior varejista do país, Beto Pereira busca alinhar crescimento econômico com responsabilidade ambiental - (Crédito da foto: Divulgação)

O varejo brasileiro movimenta quase 10% da economia do país. Mas ele não é apenas um gigante nas vendas: também pode mudar hábitos e ajudar a proteger o meio ambiente. Quem diz isso é Beto Pereira, presidente do Grupo Pereira, o sétimo maior varejista do Brasil. Em entrevista exclusiva à Revista Exame, ele contou como a empresa está tentando transformar a forma de fazer negócios.

Canal WhatsApp

Segundo Beto, o varejo conecta produtores, fornecedores e consumidores – e isso dá poder para influenciar escolhas que afetam diretamente o planeta. No Grupo Pereira, esse trabalho passa por cuidar das pessoas e do meio ambiente. A empresa tem 22 mil funcionários. Mais de 4 mil têm acima de 50 anos. Outros 1.300 são imigrantes ou refugiados. Há ainda programas que oferecem uma segunda chance para pessoas que passaram pelo sistema prisional – mais de 500 já foram contratadas.

Na educação, o grupo apoia escolas públicas em São Paulo, ajudando a melhorar a gestão e a qualidade do ensino de mais de 51 mil alunos. No meio ambiente, 97% das lojas funcionam com energia limpa. A empresa também investe para gastar menos energia e medir de perto os resultados dessas ações.

Uma das iniciativas que mais chamam a atenção é o Batismo Verde. Todo novo funcionário recebe uma muda de árvore. Algumas já viraram árvores grandes e, de tempos em tempos, são feitos mutirões de plantio coletivo. “Queremos lembrar que todos temos responsabilidade pelo planeta”, diz Beto.

O grupo também se preocupa com o lixo. São 750 toneladas de resíduos orgânicos enviadas para compostagem, 11 mil litros de óleo de cozinha descartados corretamente, além de lâmpadas, tecidos e até tampinhas plásticas que têm destino certo. Quando o assunto é comida, a meta é não desperdiçar. Cerca de 3.000 toneladas de alimentos em bom estado foram doadas para instituições que ajudam pessoas em vulnerabilidade.

Essas ações já deram reconhecimento ao Grupo Pereira. A empresa foi considerada uma das 20 mais engajadas no Brasil no combate ao desperdício e recebeu duas vezes o selo Age Friendly, que certifica boas práticas para trabalhadores mais velhos.

Mesmo assim, Beto afirma que a empresa não pretende parar por aí. “Sempre que vemos a chance de melhorar ou expandir projetos, ajustamos o que for necessário. Queremos continuar crescendo sem deixar de cuidar das pessoas e do ambiente onde estamos.”

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop