
Com o apoio direto do Governo de Mato Grosso do Sul, o Delas Day reuniu mais de 3 mil mulheres nesta quarta-feira (26), em Campo Grande, e se consolidou como um dos maiores eventos voltados ao empreendedorismo e protagonismo feminino no estado. A iniciativa conta com o apoio institucional da gestão do governador Eduardo Riedel, que participou da abertura ao lado da primeira-dama Mônica Riedel.

Saiba Mais
O evento é promovido pelo Sebrae/MS, com apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e outras instituições, e integra a programação do Mês da Mulher, reforçando o compromisso da atual gestão estadual com políticas de inclusão, autonomia econômica e desenvolvimento social para mulheres.
Governador Eduardo Riedel e a primeira-dama Mônica Riedel participam da abertura do Delas Day no Bosque Expo
“Reunir tantas mulheres de diferentes áreas para trocar experiências, aprender e crescer juntas é uma grande iniciativa. Hoje, passaram por aqui mais de 3 mil pessoas e 1.800 CNPJs, um volume impressionante de conexões e oportunidades. Enquanto houver uma mulher ou família em situação vulnerável, temos que seguir trabalhando para transformar essa realidade”, destacou o governador.
Gestão estadual coloca mulher no centro das políticas públicas - O Delas Day tem como foco fortalecer o papel das mulheres no mundo dos negócios, com painéis, workshops, rodadas de negócios e espaços de troca de experiências. A programação é pensada para atender diferentes perfis de empreendedoras, desde as que estão iniciando até aquelas que já lideram seus próprios negócios.
A primeira-dama Mônica Riedel foi uma das mediadoras do painel sobre protagonismo feminino e reforçou a importância da participação ativa das mulheres no desenvolvimento do estado. “Mato Grosso do Sul é destaque nacional também porque temos mulheres que acreditam, empreendem e constroem novas realidades com coragem e criatividade”, afirmou.
De acordo com o Sebrae, Mato Grosso do Sul ocupa posição de destaque no Brasil quando o assunto é empreendedorismo feminino. Cerca de 40% das vagas formais no mercado de trabalho são ocupadas por mulheres, e o Estado é o segundo no país com maior número de mulheres donas de negócios.
Evento contou com o apoio do TJMS por meio da campanha #TodosPorElas
A diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilla, destacou o Delas Day como uma plataforma de inclusão e fortalecimento econômico. “Muitas mulheres começam a empreender por necessidade. O Delas Day oferece capacitação, inspiração e acesso a políticas públicas que ajudam essas empreendedoras a crescer”, afirmou.
Campanha ‘Todos por Elas’ e ações integradas - Durante o evento, o Sebrae aderiu à campanha “Todos por Elas”, que integra ações do Tribunal de Justiça de MS, Assembleia Legislativa e Governo do Estado para o enfrentamento à violência contra a mulher. A adesão reforça o comprometimento do governo com a segurança, proteção e valorização feminina.
Além disso, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) disponibilizou no evento vagas exclusivas para mulheres e orientações especializadas sobre o mercado de trabalho e formalização de negócios.
Entre os painéis em destaque, o evento apresentou o “Empreendedoras em Ascensão à Frente de Startups”, com participação da Fundect, além do painel “Mulher, Democracia e Participação Política”, promovido pela Secretaria de Estado de Cidadania (SEC). Ambos reforçaram o papel das mulheres não apenas no mercado, mas também na construção de uma sociedade mais democrática e participativa.
O Delas Day continua nesta quinta-feira (27), no Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês (Av. Cônsul Assaf Trad, 4796), com nova rodada de atividades voltadas à formação, conexão e estímulo ao empreendedorismo feminino. A programação é gratuita e aberta ao público.
