maracaju iptu
ECONOMIA

Governador e embaixador do Chile discutem estratégias para o Corredor Bioceânico

O projeto do governador é que a rota vá além das relações comerciais, sendo estratégica para o turismo e integração cultural

13 dezembro 2018 - 18h00
Queremos mais que uma rota comercial, mas uma rota para intercâmbio de cultura”, frisouo governador de MS
"Queremos mais que uma rota comercial, mas uma rota para intercâmbio de cultura”, frisouo governador de MS - Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja recebeu nesta quinta-feira (13.12) o embaixador da República do Chile no Brasil, Fernando Mariano Schmidt, para avançar nas estratégias comerciais e turísticas entre o Estado e o país vizinho com o Corredor Bioceânico. O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Elias Verruck, também participou do encontro.

Canal WhatsApp

A rota, com 2.396 km, irá interligar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O governador destacou a importância do Corredor Bioceânico para a logística e a consequente expansão das exportações do Estado. “Estamos a 1.400 km do Oceano Pacífico e 1.300 km do Oceano Atlântico. As exportações brasileiras crescem muito mais para os países asiáticos que estão lado a lado do Pacífico”, disse.

Mas o projeto do governador é que a rota vá além das relações comerciais, sendo estratégica para o turismo e integração cultural. “Nós queremos mais que uma rota para carregar as riquezas, queremos uma rota para o turismo, integração cultural dos países, porque o turismo é uma ferramenta de desenvolvimento para um país. Queremos mais que uma rota comercial, mas uma rota para intercâmbio de cultura”, frisou.

Para o embaixador da República do Chile no Brasil, Fernando Mariano Schmidt, a articulação entre o Estado e o Chile é primordial neste momento para viabilizar parcerias. “A rota começou a ser asfaltada, mas não podemos aguardar até o momento em que estiver pronta para agirmos, devemos começar a atuar antes e pensar como agregar valor de turismo e para outros setores”, explicou.

O embaixador participa hoje e amanhã (14.112) do “Encontro Corredor Rodoviário Bioceânico: turismo em foco”, que reúne pesquisadores, empresários e representantes governamentais dos quatro países para discutir e alinhar ações destinadas ao fomento da atividade turística. O evento acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop