Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
25 de janeiro de 2026 - 16h22
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Programa Gás do Povo passa a atender todas as capitais a partir desta segunda-feira

Nova etapa inclui 950 mil famílias em 17 capitais e amplia acesso ao botijão gratuito de gás de cozinha

25 janeiro 2026 - 15h00
Programa Gás do Povo amplia atendimento e passa a alcançar todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira.
Programa Gás do Povo amplia atendimento e passa a alcançar todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira. - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Programa Gás do Povo entra em uma nova fase a partir desta segunda-feira (26) e passa a atender todas as capitais brasileiras. Com a ampliação, cerca de 950 mil novas famílias passam a receber o vale para recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos. O benefício poderá ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas espalhadas pelo país.

Canal WhatsApp

Nesta etapa, o programa alcança 17 capitais que ainda não faziam parte da iniciativa, incluindo Campo Grande. A expansão marca um avanço importante na política de combate à pobreza energética, problema enfrentado por famílias que têm dificuldade de acesso a fontes modernas e seguras de energia para necessidades básicas, como cozinhar, iluminar e aquecer alimentos.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Gás do Povo deve estar plenamente operacional até março, quando a expectativa é atender cerca de 15 milhões de famílias em todo o Brasil. A meta do governo federal é que, até lá, o programa esteja presente nos 5.571 municípios brasileiros.

Além do impacto direto no orçamento doméstico, o MDS aponta reflexos positivos na saúde pública. Com o acesso garantido ao botijão de gás, reduz-se o uso de alternativas consideradas perigosas, como lenha, carvão e querosene, práticas associadas a problemas respiratórios, queimaduras e outros riscos, especialmente em ambientes fechados.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, a iniciativa tem efeito imediato na vida das famílias mais vulneráveis. “O benefício alivia o orçamento familiar dos mais pobres, que podem destinar o dinheiro que gastariam no botijão para comprar alimentos ou suprir outra necessidade básica”, afirmou. Com a nova política, o Auxílio Gás, que atendia cerca de 4,4 milhões de famílias a cada dois meses, deixa de existir e dá lugar ao novo modelo de recarga direta.

O que muda nesta fase do programa - A ampliação do Gás do Povo traz mudanças importantes em relação às etapas anteriores. Entre os principais pontos estão a inclusão de quase um milhão de novas famílias, a chegada do benefício a capitais que ainda estavam fora da cobertura e a ampliação da rede de revendas credenciadas, facilitando o acesso ao botijão.

Com isso, todas as capitais brasileiras passam a contar com o programa, garantindo maior uniformidade na política de assistência energética.

A partir de 26 de janeiro, passam a integrar o programa as seguintes capitais: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Quem pode receber o benefício - Para ter direito ao Gás do Povo, a família precisa atender a alguns critérios definidos pelo governo federal. É necessário ser beneficiária do Bolsa Família, ter pelo menos duas pessoas no núcleo familiar, possuir renda per capita de até meio salário-mínimo e estar com o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses. Também é obrigatório que o CPF do responsável familiar esteja regular, sem pendências.

O acesso ao benefício foi pensado para facilitar a utilização pelas famílias. O vale pode ser usado por meio do aplicativo Meu Social – Gás do Povo, pelo cartão do Bolsa Família com chip, pelo cartão de débito da Caixa ou diretamente na revendedora credenciada, informando o CPF do responsável familiar. Nesse último caso, um código de validação é enviado por SMS.

Onde consultar informações sobre o benefício - As famílias podem consultar se têm direito ao Gás do Povo e acompanhar o benefício pelo aplicativo Meu Social – Gás do Povo, disponível para Android e iOS, pela página oficial do programa no site do MDS, pelo Portal Cidadão Caixa ou pelo telefone Caixa Cidadão, no número 0800-726-0207.

Em caso de dúvidas, o governo disponibiliza o Disque Social 121, do MDS, a plataforma FalaBR, do Governo Federal, e o SAC da Caixa, pelo telefone 0800-726-0101.

Nos próximos dois meses, o governo pretende concluir a expansão do programa para todos os municípios do país e atingir a marca de 15 milhões de famílias atendidas. A proposta é substituir de forma definitiva o antigo Auxílio Gás, com foco na recarga direta do botijão, ampliando o alcance e simplificando o acesso ao benefício.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop