Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
23 de outubro de 2025 - 14h04
TJMS
ECONOMIA

Galípolo defende aumento da produtividade como base para crescimento sustentável do Brasil

Presidente do Banco Central destaca que atual ciclo de expansão depende mais da redução do desemprego do que de eficiência produtiva

23 outubro 2025 - 09h45Marianna Gualter
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central - Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (23) que o Brasil precisa ampliar seus ganhos de produtividade para garantir um crescimento econômico sustentável no longo prazo. A declaração foi feita durante o Fórum Econômico Indonésia-Brasil, realizado em Jacarta, na Indonésia, com organização da ApexBrasil.

Canal WhatsApp

Segundo Galípolo, o atual ciclo de expansão econômica do país está mais relacionado à inserção de novos fatores de produção — como o aumento da força de trabalho e a queda do desemprego — do que a uma melhoria real na eficiência produtiva da economia brasileira.

“É possível, sim, observar ganhos de produtividade em setores como o agro e o de commodities. No entanto, o crescimento ainda se dá majoritariamente pela maior participação no mercado de trabalho e redução do desemprego”, destacou.

Limite do modelo atual - Galípolo alertou que esse modelo tem um limite. “Haverá um momento em que o efeito de inclusão desses fatores se esgota. Para crescer de maneira sustentável, é preciso que os fatores de produção gerem mais valor, não apenas que mais fatores sejam usados”, explicou.

Parcerias internacionais como caminho - O presidente do Banco Central apontou que o avanço em produtividade depende de uma estratégia que envolva mais parcerias internacionais, além de investimento em pesquisa, tecnologia e desenvolvimento.

“É por meio desses canais que poderemos ver um crescimento baseado em eficiência, e não apenas em expansão de insumos”, acrescentou.

Brasil e Indonésia: desafios comuns - Galípolo também mencionou que Brasil e Indonésia compartilham desafios semelhantes: ambos buscam ampliar a complexidade de suas cadeias produtivas e possuem vantagens competitivas importantes, como grande população e riqueza de recursos naturais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop