3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
ECONOMIA

Petroleiros protestam no Rio e cobram da Petrobras aporte para cobrir déficit da Petros

Entidades pedem que estatal assuma rombo de R$ 42 bilhões e ponha fim aos descontos dos Planos de Equacionamento

13 agosto 2025 - 10h44
Petrobras
Petrobras - (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros realizaram nesta quarta-feira (13) um ato em frente à sede da Petrobras, no centro do Rio de Janeiro. O protesto teve início às 12h e cobrou que a estatal assuma os aportes necessários para sanar os déficits acumulados nos planos da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros).

Canal WhatsApp

Segundo a FUP, o déficit da fundação gira em torno de R$ 42 bilhões, resultado dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) implementados em 2015, 2018 e 2021. Os participantes e assistidos alegam que os descontos aplicados aos benefícios para cobrir esse rombo reduziram de forma significativa os valores recebidos, dificultando a manutenção da renda dos aposentados.

A mobilização ocorre após o encerramento dos trabalhos da comissão quadripartite criada para buscar soluções para os desequilíbrios nos planos da Petros. O grupo era formado por representantes da Petrobras, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e das entidades representativas dos beneficiários da fundação.

A Petros é o segundo maior fundo de pensão do país. Os protestos reforçam a pressão para que a Petrobras se responsabilize por parte do passivo, em vez de manter o ônus apenas sobre os aposentados e participantes.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas