BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
GREVE

Metalúrgicos da Embraer entram em greve por tempo indeterminado em São José dos Campos

Paralisação foi aprovada em assembleia e trabalhadores pedem reajuste salarial, benefícios e assinatura de convenção coletiva

17 setembro 2025 - 07h00Ana Paula Machado
Asembleia que deu inicio à Campanha Salarial na Embraer, em 8 de julho
Asembleia que deu inicio à Campanha Salarial na Embraer, em 8 de julho - (Foto: Roosevelt Cássio)
ENERGISA

Trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos (SP), iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (17), após decisão aprovada em assembleia. A paralisação atinge diretamente a unidade que emprega cerca de 15 mil pessoas e é uma das mais estratégicas da empresa.

Canal WhatsApp

A mobilização é liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da região, que cobra da empresa um reajuste salarial de 11%, um benefício no valor de R$ 1 mil e a formalização da convenção coletiva da categoria.

A unidade de São José dos Campos é responsável pela fabricação de jatos comerciais, executivos, além de sistemas e equipamentos aeronáuticos. Também funciona no local um importante centro de desenvolvimento tecnológico da Embraer.

Com a paralisação, a produção dessas áreas foi afetada, pressionando a empresa em meio às negociações que seguem sem acordo.

De acordo com o sindicato, os trabalhadores votaram pela greve após a Embraer não apresentar proposta que atendesse às demandas da categoria. A entidade afirmou que a mobilização continuará até que haja avanço concreto nas negociações.

A empresa ainda não se manifestou publicamente sobre a paralisação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop