Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
25 de setembro de 2025 - 20h43
alms
REALIDADE

Secretarias discutem falta de mão de obra e qualificação em encontro em Campo Grande

Evento do Fonset reúne representantes estaduais e federais para alinhar políticas de trabalho e qualificação profissional

25 setembro 2025 - 16h20Da Redação
Assembleia do Fonset reúne secretários de Trabalho de 15 estados no centro de Campo Grande
Assembleia do Fonset reúne secretários de Trabalho de 15 estados no centro de Campo Grande - (Foto: Divulgação)

Com foco em qualificação profissional e na troca de experiências, teve início nesta quinta-feira (25), em Campo Grande, a 146ª Assembleia Geral Ordinária do Fonset (Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho). O evento reúne representantes de 15 estados e segue até esta sexta (26).

Canal WhatsApp

Durante a abertura, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc), Jaime Verruck, destacou a importância do encontro:

“O evento é uma oportunidade de discutir as políticas públicas no setor de emprego e qualificação desenvolvidas em cada estado, assim como os desafios inerentes à área”, afirmou. “A meta é alinhar ações para que tenham maior efetividade na geração de emprego, renda e, principalmente, na qualificação profissional”, completou.

O presidente do Fonset e secretário de Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, reforçou a urgência do tema. “Hoje este é o principal debate. A escassez de mão de obra qualificada é um problema nacional”. “Mato Grosso do Sul apresenta uma das menores taxas de desocupação do Brasil e compartilhará suas experiências para buscarmos soluções conjuntas", revela.

Segundo Esaú Aguiar, secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, o Fonset é uma oportunidade para adaptar boas práticas:

“Essa troca de experiências visa identificar e adaptar as iniciativas bem-sucedidas de cada estado à nossa realidade. Mato Grosso do Sul vive um cenário de pleno emprego e isso reforça a necessidade de qualificar a mão de obra local para aproveitar as oportunidades.”

Ele ainda detalhou algumas ações do governo estadual: “Já contamos com iniciativas como o programa Voucher, que oferece apoio em diversas áreas. Estamos desenvolvendo ações específicas para o setor florestal, produção de proteína animal, jovens, pessoas com deficiência e trabalhadores com mais de 50 anos.”

Durante o evento, foram também homenageados os ex-presidentes do Fonset, Esacheu Nascimento e Eloísa Berro, ambos do MS, pela contribuição à política de trabalho no país.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop