TCE
COMÉRCIO INTERNACIONAL

Missão da Fiems na Índia projeta MS como destino estratégico para investimentos e exportações

Em fórum internacional, Sérgio Longen destaca potencial do estado em meio ao novo cenário global; parceria com a Índia pode abrir caminhos para micro e pequenas indústrias

7 agosto 2025 - 09h50Da Redação
Fiems e Governo de MS buscam novas parcerias na Índia e projetam o estado como polo estratégico para exportações e investimentos.
Fiems e Governo de MS buscam novas parcerias na Índia e projetam o estado como polo estratégico para exportações e investimentos. - (Foto: Divulgação)

Durante o Fórum LIDE Índia, realizado nesta quinta-feira (7), em Mumbai, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou a posição de destaque de Mato Grosso do Sul nas discussões sobre comércio internacional e competitividade industrial. O encontro integra a agenda da Missão Ásia, promovida pela Fiems em parceria com o Governo do Estado, com o objetivo de estabelecer conexões estratégicas e abrir novos mercados para produtos sul-mato-grossenses.

Canal WhatsApp

Longen participou do painel “Agronegócio – Oportunidades e perspectivas do mercado do agronegócio entre Brasil e Índia” e apontou o atual contexto geopolítico e econômico como uma oportunidade concreta para o Brasil - e especialmente Mato Grosso do Sul - ocupar espaço no fornecimento global, diante das recentes restrições impostas por grandes potências como os Estados Unidos.

Comitiva de MS que participou do LIDE Brasil India Forum - (Foto: Divulgação)

“Com a recente taxação imposta pelos Estados Unidos, muitos mercados estão buscando alternativas de fornecimento. O Brasil pode ocupar esse espaço, e Mato Grosso do Sul tem todas as condições para isso, seja na exportação de bens industriais, seja como destino de investimentos estrangeiros”, afirmou.

Ambiente de negócios favorável e novos caminhos para pequenas indústrias - Segundo Longen, o ambiente de negócios em Mato Grosso do Sul é resultado direto de uma articulação eficiente entre o setor produtivo e o governo estadual, o que fortalece a confiança de parceiros internacionais. No entanto, ele reconheceu a necessidade de avançar em áreas sensíveis, principalmente nas micro e pequenas indústrias.

“Temos um modelo de cooperação que funciona. No entanto, ainda temos o desafio de modernizar nossos processos, principalmente em pequenas e micro indústrias, e esse intercâmbio com a Índia traz a oportunidade de novas parcerias para solucionarmos esse gargalo. Tenho certeza de que sairemos daqui com projetos importantes e novos negócios fechados nessa área”, acrescentou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop