Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de novembro de 2025 - 19h00
tce novembro
INDÚSTRIA DE MS

Aos 46 anos, Fiems consolida protagonismo na expansão industrial e nas exportações de MS

De uma ata datilografada ao protagonismo em exportações e atração de investimentos, federação consolida papel estratégico na economia do Estado

6 novembro 2025 - 15h15Da redação
Fiems comemora 46 anos com protagonismo no desenvolvimento industrial de MS e foco na inovação e atração de investimentos.
Fiems comemora 46 anos com protagonismo no desenvolvimento industrial de MS e foco na inovação e atração de investimentos. - (Foto: Divulgação)

As páginas datilografadas de uma ata assinada em 1979 marcaram o nascimento da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), instituição que completa 46 anos nesta quinta-feira (6), como um dos pilares do desenvolvimento econômico do Estado. O documento original, preservado pelo engenheiro Alfredo Fernandes — um dos fundadores e ex-presidente da entidade —, simboliza o início de uma trajetória que ajudou a transformar um Estado recém-criado em referência nacional em produção industrial.

Canal WhatsApp

Fernandes, que presidiu a Fiems entre 1999 e 2007, lembra que tudo começou do zero, com poucos recursos e grandes desafios. “Nós começamos do zero”, afirma. À época, o Mato Grosso do Sul havia acabado de se emancipar do antigo Mato Grosso, em outubro de 1977, e já despontava com um setor agrícola promissor, ao qual se somava a expectativa de um parque industrial em expansão.

Presidente da Fiems Sérgio Longen
Sérgio Longen, presidente da Fiems, reforça papel da federação como agente estratégico na industrialização e no desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.

Hoje, esse setor responde por uma fatia significativa do PIB estadual e impulsiona os principais índices de geração de emprego e exportações. Só a indústria de celulose e papel — setor que simbolicamente fabrica a matéria-prima da ata de fundação da federação — representa 39% das exportações de Mato Grosso do Sul, evidenciando a conexão direta entre indústria e desenvolvimento.

Ata de fundação da Fiems marca o início da trajetória da federação, que hoje é símbolo de desenvolvimento industrialAta de fundação da Fiems marca o início da trajetória da federação, que hoje é símbolo de desenvolvimento industrial

Segundo o atual presidente da Fiems, Sérgio Longen, a federação vive um momento único de crescimento. “Vivemos a alegria de uma transformação no Estado, construída há muitas mãos, mas, acima de tudo, com um projeto bem planejado, valorizando a produção e as pessoas, construindo em cada região um ponto de desenvolvimento e fazendo a diferença”, destaca.

A Fiems atua como agente estratégico na atração de investimentos, promovendo missões empresariais em grandes centros nacionais e também no exterior, com foco na Ásia, Europa, África e Estados Unidos. Um dos principais atrativos utilizados nas negociações internacionais é a Rota Bioceânica — um corredor logístico que encurta o caminho entre o Brasil e o Oceano Pacífico, conectando o Estado a mercados asiáticos por meio de uma rota terrestre que atravessa o Paraguai, a Argentina e chega ao norte do Chile.

Para o governador Eduardo Riedel, o papel da Fiems vai além da representação setorial. “A Fiems tem a responsabilidade de um legado construído como parceira nas discussões com o setor público e privado, na construção de um ambiente de negócios com segurança jurídica, transparência e busca permanente por equilíbrio fiscal. Tudo isso pensando nas pessoas”, pontuou.

O governador Eduardo Riedel e o atual presidente da Fiems, Sérgio LongenO governador Eduardo Riedel e o atual presidente da Fiems, Sérgio Longen

O governador reforça ainda que, nos últimos 30 anos, o protagonismo da federação foi essencial na consolidação de grandes projetos industriais em Mato Grosso do Sul, com atuação direta em áreas estratégicas como infraestrutura, capacitação de mão de obra e tecnologia.

Ao completar 46 anos, a Fiems não apenas celebra o passado, mas reafirma seu compromisso com o futuro da indústria. A entidade tem se reposicionado como uma federação moderna, conectada às demandas da nova economia e engajada em temas como inovação, sustentabilidade e qualificação profissional.

Com um modelo que integra empresas, poder público e centros de formação, a federação atua como elo entre as necessidades da indústria e as soluções para o desenvolvimento regional. A Fiems também exerce papel ativo na elaboração de políticas públicas e estratégias econômicas para manter Mato Grosso do Sul competitivo no cenário nacional e internacional.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas