Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
07 de dezembro de 2025 - 19h07
sesi
EDUCAÇÃO EXECUTIVA

FGV lança programa que leva ex-CEOs para salas de aula em SP

Iniciativa quer aproximar mercado e academia ao integrar líderes empresariais à rotina universitária

7 dezembro 2025 - 10h20Redação
Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), uma das mais tradicionais escolas de negócios do país, lançou um programa inédito que promete encurtar a distância entre o universo corporativo e o ambiente acadêmico. Batizado de Executive in Residence, o projeto convida ex-CEOs e altos executivos para atuarem dentro da escola, compartilhando experiências, participando de aulas, mentorias e centros de pesquisa.

Canal WhatsApp

A proposta da FGV é ambiciosa: colocar dentro da universidade alguns dos nomes mais experientes do empresariado nacional, com o objetivo de enriquecer o debate acadêmico e fortalecer a formação docente e a pesquisa aplicada. “A presença desses líderes permitirá que alunos e professores tenham acesso direto a experiências reais de gestão”, afirma o professor Gilberto Sarfati, responsável pelo desenho do projeto.

Experiência prática dentro da universidade - O programa terá duração inicial de 12 meses, com possibilidade de renovação. Os executivos participantes atuarão de forma voluntária e cada departamento poderá abrigar até dois residentes. O convite parte diretamente da FGV, e os selecionados vão interagir com professores, alunos da graduação e da pós-graduação, além de contribuir na revisão curricular das disciplinas.

A ideia não é transformar os executivos em professores, mas oferecer acesso a experiências de liderança que normalmente ficam restritas às altas cúpulas do setor privado. “São mundos que historicamente conversam pouco”, diz Sarfati.

Primeira turma reúne grandes nomes do mercado - Todos os integrantes da primeira turma são ex-alunos da própria FGV. Entre os nomes confirmados está Roberto Crissiuma Mesquita, atual membro do conselho de administração do jornal O Estado de S. Paulo e presidente do conselho da Broadcast/Agência Estado. Ele também foi diretor comercial e de marketing do grupo e CEO da agência de publicidade Neogama BBH.

Outro participante é João Carlos Brega, executivo com mais de 30 anos de carreira, que atuou como CEO da Whirlpool Corporation em diversos países, além de presidir a fabricante de compressores Embraco. Atualmente, está nos conselhos da Whirlpool Brasil, São Martinho S.A. e AACD.

Também integra o grupo o executivo Antonio Werneck, com três décadas de experiência como CEO em companhias como Bombril, Santher, Flora, Reckitt Benckiser e Unilever. Ele também tem passagem pelo terceiro setor como diretor executivo da The Nature Conservancy Brasil.

A lista inclui ainda Roberto Funari, ex-CEO da Alpargatas e com 35 anos de experiência global. Atuou em unidades da Reckitt Benckiser e hoje é conselheiro do Bata Group, da The Bakery Brasil e fundador da HEI!Ventures, iniciativa que fomenta negócios com foco humanizado.

FGV: tradição e inovação na formação executiva - Fundada em 1944 com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Fundação Getulio Vargas foi pioneira no Brasil na criação de cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Administração, Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Com o novo programa, a instituição reforça sua proposta de inovação pedagógica e integração com o mercado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop