segov dengue
INCLUSÃO NO TRABALHO

Feira online abre 7 mil vagas para pessoas com deficiência em setembro

Evento gratuito acontece nos dias 2 e 3 de setembro e oferece empregos, palestras e painéis sobre diversidade

31 agosto 2025 - 14h15
Feira Inclui PcD oferece 7 mil vagas de emprego e promove debates sobre diversidade no mercado de trabalho
Feira Inclui PcD oferece 7 mil vagas de emprego e promove debates sobre diversidade no mercado de trabalho - Paulo Pinto/Agência Brasil
ENERGISA

O mês de setembro, marcado pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), começa com uma grande oportunidade: a feira de empregos Inclui PcD vai oferecer 7 mil vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). O evento acontece nos dias 2 e 3 de setembro, totalmente online e gratuito.

Canal WhatsApp

Empresas como Ambev, CSN, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz, Stone, SulAmérica e Vivo participam do mutirão de contratações. As oportunidades são para diferentes regiões do país e envolvem cargos em diversos níveis e áreas de atuação.

Para participar, basta se inscrever no site oficial da Inclui PcD e selecionar o tipo de deficiência: auditiva, física, intelectual, psicossocial, visual, transtorno do espectro autista (TEA) ou como reabilitado pelo INSS.

Mais do que vagas: palestras e inclusão

Além das oportunidades de emprego, a feira promove uma programação com palestras e painéis sobre diversidade e inclusão, reforçando o compromisso das empresas com a transformação do mercado de trabalho.

Criada pela Egalite, empresa especializada em inclusão profissional de PCDs, a feira já soma 35 mil vagas ofertadas desde sua primeira edição. “Uma equipe diversa traz inovação e novos pontos de vista. É um ganho para todos”, afirma o diretor executivo da Egalite, Guilherme Braga.

Números que mostram o desafio

Segundo o IBGE, o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que equivale a 7,3% da população com dois anos ou mais. A taxa de ocupação das PCDs ainda é baixa: apenas 26,6% estão empregadas – número bem inferior ao de pessoas sem deficiência (60,7%).

Além disso, 55% dos trabalhadores com deficiência atuam na informalidade, frente a 38,7% entre os demais brasileiros.

A Lei 8.213/91 determina que empresas com mais de 100 funcionários reservem parte de suas vagas para PCDs, mas o cumprimento da legislação ainda enfrenta obstáculos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas