
Uma interrupção nos serviços da Amazon Web Services (AWS) causou instabilidade global na internet nesta segunda-feira (20), deixando fora do ar plataformas como Facebook, Snapchat, Amazon, além de apps financeiros e jogos online. A falha começou nas primeiras horas do dia e atingiu múltiplos setores, de varejo a companhias aéreas.

O problema afetou empresas de diferentes segmentos, incluindo Coinbase, Robinhood, Venmo, Slack, United Airlines, Perplexity, Fortnite e Roblox, evidenciando a dependência mundial da infraestrutura da AWS. A plataforma fornece servidores, armazenamento e capacidade de processamento em nuvem para milhões de sites e aplicativos populares.
Segundo a AWS, a interrupção ocorreu em uma região de data centers na Virgínia do Norte, na costa leste dos EUA, e envolveu aumento de erros e latência em diversos serviços, especialmente no Amazon DynamoDB, sistema que oferece banco de dados e processamento para sites.
Relatos de instabilidade começaram por volta das 4h (horário de Brasília), de acordo com o Downdetector, ferramenta que monitora falhas online. Às 6h30, a AWS informou que muitos serviços já estavam se recuperando.
Especialistas alertam que interrupções na AWS, embora localizadas, podem gerar impacto global, refletindo a crescente dependência de empresas e consumidores da infraestrutura em nuvem.
