
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ampliou nesta quinta-feira (20) a lista de produtos agrícolas brasileiros isentos da tarifa de 40% aplicada recentemente pelo governo norte-americano. A decisão beneficia itens importantes para o setor exportador do Brasil, como café e carne bovina, e ocorre após avanços nas negociações entre os dois países.
Na ordem executiva divulgada pela Casa Branca, Trump menciona a conversa telefônica que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 3 de outubro, quando ambos concordaram em iniciar tratativas sobre o tarifaço imposto aos produtos agrícolas. Segundo o documento, o progresso das discussões “eliminou a necessidade” de manter a sobretaxa sobre algumas importações brasileiras.
A medida tem efeito retroativo. Isso significa que todas as mercadorias abrangidas pela retirada da tarifa estarão isentas desde 12h01 (horário de Nova York) de 13 de novembro. Caso seja necessária devolução de valores já cobrados, os reembolsos serão processados conforme as regras da U.S. Customs and Border Protection, a agência responsável pela alfândega e proteção de fronteiras dos EUA.

