
Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira, 25, que incluíram o cobre em uma lista preliminar de minérios críticos, de acordo com um aviso publicado no Federal Register, o diário oficial norte-americano. O objetivo dessa inclusão é facilitar a liberação de incentivos e permissões para exploração, mineração e projetos envolvendo essas commodities essenciais para a economia dos EUA.

A lista inclui 54 minérios, classificados como "essenciais para a economia e segurança nacional" dos Estados Unidos. Além do cobre, estão na lista itens como alumínio, grafite, lítio, níquel, zinco, nióbio, manganês e prata. O potássio, essencial para a produção de fertilizantes, também foi incluído.
Essa análise foi realizada para garantir que os EUA se preparem para possíveis choques na cadeia de oferta, evitando impactos negativos sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país e aumentando a resiliência da oferta de minérios localmente. A medida visa reduzir a dependência de fontes externas e garantir o suprimento contínuo desses materiais estratégicos.
