3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
ECONOMIA

Etanol mantém vantagem sobre gasolina em Mato Grosso do Sul e outros cinco Estados

Levantamento da ANP mostra que, no MS, a paridade ficou em 65,27%, tornando o biocombustível a opção mais econômica nas bombas

11 agosto 2025 - 09h10Redação
Combustível.
Combustível. - (Foto: Arquivo/ Procon/MS)

O etanol segue como alternativa mais econômica que a gasolina em Mato Grosso do Sul. Dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas, apontam que na última semana o preço médio do biocombustível no Estado representou 65,27% do valor da gasolina — índice que garante vantagem ao consumidor na hora de abastecer.

Canal WhatsApp

A análise considera a chamada paridade, relação entre os preços do etanol e da gasolina. De modo geral, especialistas afirmam que o etanol é competitivo quando essa proporção fica em até 70%. No entanto, executivos do setor lembram que, dependendo do modelo do veículo, a vantagem pode permanecer mesmo com um percentual acima desse patamar.

No cenário nacional, a média registrada foi de 67,37%, também favorável ao etanol. Além de Mato Grosso do Sul, outros cinco Estados apresentaram condições vantajosas para o uso do biocombustível: Acre (69,62%), Mato Grosso (64,55%), Minas Gerais (68,03%), Paraná (68,01%) e São Paulo (65,40%).

O resultado reflete não apenas a competitividade do etanol frente à gasolina, mas também o impacto de fatores regionais, como a produção local e a logística de distribuição. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a forte presença da indústria sucroenergética contribui para manter preços mais baixos nas bombas, fortalecendo o consumo interno e incentivando a cadeia produtiva.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop