
O etanol encerrou a semana com vantagem econômica sobre a gasolina em apenas um Estado brasileiro. Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente ao período encerrado em 3 de janeiro, o biocombustível foi mais competitivo somente em Mato Grosso do Sul.
Na média dos postos pesquisados em todo o país, o etanol apresentou paridade de 72,19% em relação à gasolina, índice considerado desfavorável na comparação com o derivado do petróleo. Os dados foram compilados pelo AE-Taxas a partir das informações da ANP.
Em Mato Grosso do Sul, o cenário foi diferente. O litro do etanol foi comercializado a R$ 4,00, com paridade de 67,34%, percentual que torna o combustível mais vantajoso frente à gasolina, segundo os parâmetros utilizados no setor.
Apesar da referência histórica de 70% como limite para vantagem econômica, executivos do setor ressaltam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade superior a esse patamar, a depender do modelo e da eficiência do veículo em que o combustível é utilizado.

