3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
INADIMPLÊNCIA

Estudo revela que 70,5% da renda dos brasileiros está comprometida com dívidas

Pesquisa da Serasa Experian aponta que, apesar da redução no comprometimento da renda, a inadimplência ainda preocupa, principalmente entre os mais pobres

19 agosto 2025 - 09h25Eduardo Lagun
Na lista de dívidas estão despesas mensais estão faturas de cartão de crédito, empréstimos bancários e contas de serviços essenciais
Na lista de dívidas estão despesas mensais estão faturas de cartão de crédito, empréstimos bancários e contas de serviços essenciais - (Foto: SERASA)
Terça da Carne

De acordo com um estudo da Serasa Experian, 70,5% da renda dos brasileiros está comprometida com dívidas e despesas mensais, como faturas de cartão de crédito, empréstimos bancários e contas de serviços essenciais, como energia elétrica e internet. Em média, isso deixa apenas R$ 968,00 disponíveis para novas despesas ao longo do mês.

Canal WhatsApp

O comprometimento é mais acentuado entre aqueles com menor poder aquisitivo. Brasileiros que recebem até um salário mínimo têm impressionantes 90,1% da renda comprometida com dívidas, enquanto os que ganham mais de dez salários mínimos conseguem destinar apenas 58,2% da sua renda para essas obrigações.

Embora a porcentagem de renda comprometida ainda seja alta, o estudo mostra uma tendência de queda nos últimos anos. Em 2022, o índice estava em 72,3%, caiu para 72% em 2023 e ficou em 70,9% em 2024, antes de chegar aos atuais 70,5%.

Eduardo Mônaco, vice-presidente de crédito e plataformas da Serasa Experian, sugere que essa redução no comprometimento pode ser atribuída ao aquecimento do mercado de trabalho e às políticas de estímulo à renda. No entanto, ele alerta que, apesar do aumento na renda, isso não tem sido suficiente para frear o crescimento da inadimplência no País.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas