Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de dezembro de 2025 - 15h24
maracaju
REFORMA ADMINISTRATIVA

Esther Dweck descarta votação de PEC da Reforma Administrativa no curto prazo

Ministra afirma que projeto no Congresso carece de maturidade e anuncia novo plano de reestruturação do serviço público para 2026.

16 dezembro 2025 - 13h10Mateus Maia
Ministra Esther Dweck defende estabilidade do servidor, mas anuncia projeto para modernizar análise de desempenho no setor público.
Ministra Esther Dweck defende estabilidade do servidor, mas anuncia projeto para modernizar análise de desempenho no setor público. - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Terça da Carne

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Administrativa, que tramita atualmente no Congresso Nacional, não deve avançar para votação imediata. A avaliação foi feita pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta terça-feira (16), durante entrevista ao programa "Bom Dia, Ministra", da EBC.

Canal WhatsApp

Falta de consenso e foco no desempenho - Segundo a ministra, o texto atual não possui a maturidade necessária para ir ao plenário. Esther defende que qualquer mudança estrutural passe por uma discussão mais ampla para filtrar o que realmente está pronto para ser implementado, descartando propostas que tenham como foco "perseguir" servidores.

A gestão federal mantém a defesa da estabilidade do serviço público, mas atrela essa garantia a mecanismos de modernização. O diferencial da estratégia do governo será focar em contrapartidas de transparência e em uma análise mais rigorosa de desempenho dos funcionários públicos.

Agenda para 2026 e novos concursos - Em vez de focar na PEC atual, o Ministério planeja uma via própria. Esther Dweck revelou que o governo pretende enviar ao Congresso, já no primeiro trimestre de 2026, um projeto inédito de reestruturação do Direito Administrativo brasileiro.

Para quem aguarda oportunidades de ingresso na carreira pública, a ministra sinalizou boas notícias: há a expectativa de realização de uma terceira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A viabilidade do "Enem dos Concursos" em 2026, no entanto, está vinculada à continuidade da atual política de recomposição do quadro de pessoal do Estado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop