Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
05 de novembro de 2025 - 09h44
tce novembro
DIREITO DO CONSUMIDOR

Operadoras terão que identificar ligações de grandes chamadores a partir de 15 de novembro

Nova regra da Anatel exige que empresas informem nome e motivo da chamada diretamente na tela do celular dos usuários

5 novembro 2025 - 07h50Redação
Origem Verificada substitui o 0303 e combina duas funcionalidades: autenticação e identificação
Origem Verificada substitui o 0303 e combina duas funcionalidades: autenticação e identificação - (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)

As operadoras de telefonia serão obrigadas a identificar ligações feitas por empresas que realizam mais de 500 mil chamadas por mês a partir do dia 15 de novembro, conforme decisão do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta terça-feira (4). A medida busca dar mais transparência e segurança aos consumidores e combater o uso indevido de números em ligações comerciais e golpes.

Canal WhatsApp

O novo modelo integra o serviço Origem Verificada, criado em agosto pela Anatel para substituir o antigo prefixo “0303”, antes usado para identificar ligações de telemarketing. O sistema combina duas etapas de verificação: autenticação e identificação.

Na fase de autenticação, o número de origem da chamada é validado para garantir que a ligação foi feita pela empresa que aparece na tela, impedindo fraudes conhecidas como spoofing, em que o número exibido ao consumidor é falsificado. Já na etapa de identificação, o sistema mostrará nome, logomarca e motivo da ligação diretamente no visor do celular, confirmando se o número possui selo de verificação de autenticidade.

De acordo com a agência, cerca de 350 grandes chamadores devem ser impactados pelas novas exigências. O conselheiro Edson Holanda, relator do processo, afirmou que o prazo de 90 dias definido em agosto é suficiente, considerando o número reduzido de empresas afetadas e o fato de que a tecnologia necessária já está disponível.

A decisão indeferiu pedidos de prorrogação feitos pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), pela operadora TIM e pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móveis (Conexis Brasil Digital), que pediam mais tempo para se adequar.

Segundo Holanda, retomar o uso do prefixo 0303 não seria viável, pois poderia facilitar novas fraudes caso fossem utilizados números sem autenticação. A proposta do conselheiro foi aprovada por unanimidade pelo colegiado da Anatel.

Com a nova regra, a expectativa é de que os consumidores consigam identificar com clareza quem está ligando e por qual motivo, reduzindo o incômodo de ligações indevidas e aumentando a segurança nas comunicações telefônicas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas