
A EDP, empresa do setor elétrico brasileiro, anunciou a aquisição de 16 usinas de geração solar distribuída, em um investimento de R$ 218 milhões. A transação, realizada com o Grupo Tangipar, envolve empreendimentos nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Paraná, com capacidade instalada conjunta de 44,3 MWp. Este acordo ainda aguarda aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A aquisição marca o avanço da EDP em sua estratégia de consolidar a liderança na transição energética do Brasil, reforçando sua atuação no setor de energia solar distribuída. A empresa, que agora amplia sua presença no Mato Grosso, projeta chegar a 500 MWp de capacidade instalada até 2026, com aportes anuais de R$ 600 milhões. "A geração solar distribuída representa uma enorme oportunidade para acelerar a transição energética em conjunto com os nossos clientes", destaca Carlos Andrade, vice-presidente de Soluções para Clientes da EDP na América do Sul.
A EDP já opera 90 usinas solares no país, com capacidade instalada de 258 MWp, das quais 76 estão ativas (totalizando 209 MWp), enquanto outras 14 unidades (49 MWp) aguardam conclusão ou energização. Com a nova aquisição, a empresa reforça seu compromisso de tornar-se 100% verde até 2030, atendendo clientes de baixa tensão por meio das modalidades de geração compartilhada e dedicada.
As novas usinas solares estão em diferentes estágios de desenvolvimento: cinco delas já estão prontas, enquanto as demais estão em construção e devem ser finalizadas até 2025. A divisão de capacidade entre os estados ficou da seguinte forma: 10,9 MWp na Bahia, 12,5 MWp em Mato Grosso, 12,9 MWp em Mato Grosso do Sul e 7,7 MWp no Paraná.
