senai
MOEDAS GLOBAIS

Dólar sobe com dados mistos dos EUA e expectativas sobre negociações com a União Europeia

Moeda americana se valorizou após visita de Donald Trump ao Federal Reserve e dados econômicos variados dos Estados Unidos

24 julho 2025 - 18h00Patricia Lara*
Dólar sobe com dados mistos dos EUA e expectativas sobre negociações com a União Europeia
Dólar sobe com dados mistos dos EUA e expectativas sobre negociações com a União Europeia - (Foto: Estadão)

Nesta quinta-feira, 24, o dólar registrou alta frente a uma cesta de moedas fortes, após dados econômicos mistos nos Estados Unidos e especulações sobre as negociações entre Washington e a União Europeia. A visita do presidente dos EUA, Donald Trump, ao Federal Reserve gerou certo interesse, embora sem impactos claros sobre o valor do dólar, em meio à pressão sobre o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell.

Canal WhatsApp

O índice DXY, que mede o desempenho do dólar em relação a seis moedas fortes, subiu 0,17%, alcançando 97,377 pontos. Por volta das 16h50 (horário de Brasília), o euro estava cotado a US$ 1,1767, enquanto a libra se desvalorizava para US$ 1,3516. A moeda americana também avançava em relação ao iene, subindo para 146,88.

A reação do euro foi limitada após a expectativa de manutenção dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE). No entanto, a moeda foi pressionada por declarações da presidente do BCE, Christine Lagarde, que alertou para riscos econômicos negativos para a zona do euro e indicou que um euro mais forte poderia reduzir a inflação mais do que o esperado.

Analistas do ING sugerem que o BCE pode realizar um "último corte" nos juros na reunião de setembro, e o Bank of America Securities também prevê que o banco central europeu enfrentará mais dificuldades para se posicionar positivamente até lá. A moeda do bloco europeu também teve um desempenho fraco mesmo após a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI) composto, que mostrou avanços na zona do euro.

Nos Estados Unidos, o dólar foi impulsionado por um PMI composto positivo, que refletiu um crescimento moderado da atividade econômica e do mercado de trabalho no começo do terceiro trimestre, segundo análise da Pantheon Economics. No entanto, a fraqueza do PMI industrial limitou a força da moeda americana.

A lira turca, por sua vez, atingiu o valor mais baixo em quatro meses frente ao dólar após o Banco Central da Turquia reduzir sua taxa básica de juros. A moeda turca caiu para 40,4745 liras por dólar, contra 40,4676 antes da decisão.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop