bonito
ECONOMIA

Dólar sobe em linha com exterior e de olho em IOF e política

Mercado também segue de olho na resposta do Brasil à ameaça do presidente dos Estados Unidos

17 julho 2025 - 08h40Silvana Rocha
Nota de dólar
Nota de dólar - REUTERS/Thomas White

O dólar sobe no mercado à vista na manhã desta quinta-feira, 17, acompanhando a valorização da divisa americana e dos rendimentos dos Treasuries em meio às negociações tarifárias do governo dos EUA e por cautela local.

Canal WhatsApp

Nesta quarta, 16, após o fechamento dos mercados, saiu a decisão do STF que restabelece parte dos aumentos do IOF e o presidente da República vetou o aumento do número de deputados federais, o que deve aumentar a tensão entre governo e Congresso Nacional.

Também pesa a nova pesquisa Genial/Quaest, mostrando crescimento da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o tarifaço de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros e que ele venceria em todos os cenários para a eleição de 2026. No mercado, há receio de que a melhora da popularidade do governo enfraqueça candidaturas de centro-direita em 2026, que seriam mais associadas, na visão de uma parcela do mercado, ao compromisso com a austeridade fiscal.

O IGP-10 de julho recuou 1,65%, após queda de 0,97% em junho. O resultado representa uma queda mais acentuada que a mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, de recuo de 1,46%, com intervalo entre -0,52% e -1,82%. No ano, o IGP-10 acumula queda de 1,42%, mas tem alta de 3,42% em 12 meses.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para agilizar o ressarcimento de aposentados que tiveram descontos indevidos por associações na folha de pagamento. A devolução dos valores será feita a partir do dia 24 de julho.

A Unigel informou que iniciou as tratativas com seus credores financeiros com o objetivo de formalizar um acordo para suspender temporariamente a exigibilidade de obrigações pecuniárias do grupo, "diante do atual cenário desafiador enfrentado globalmente pela indústria química."

A China reiterou nesta quinta que a questão do fentanil é um "problema dos EUA", e não de Pequim.

A GE Aerospace teve lucro líquido de US$ 2,02 bilhões no segundo trimestre de 2025, um salto de 60% em comparação ao registrado em igual período do ano anterior, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas