
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que a decisão da Câmara dos Deputados de derrubar a medida provisória que compensava o recuo no aumento do IOF “não é uma derrota do governo, mas do povo brasileiro”.

Em publicação no X, Lula disse que a MP buscava corrigir distorções no sistema tributário, cobrando uma parcela justa de quem ganha e lucra mais. “Impedir essa correção é votar contra o equilíbrio das contas públicas e contra a justiça tributária”, afirmou.
A decisão da Câmara de derrubar a medida provisória que corrigia injustiças no sistema tributário não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro.
— Lula (@LulaOficial) October 8, 2025
Essa medida reduzia distorções ao cobrar a parte justa de quem ganha e lucra mais. Dos mais ricos.
Impedir essa…
Segundo o presidente, o bloqueio da medida compromete a arrecadação e limita políticas públicas e programas sociais voltados a milhões de brasileiros. “O que está por trás dessa decisão é a aposta de que o País vai arrecadar menos, prejudicando os mais pobres. É jogar contra o Brasil”, completou.
Lula não citou nomes de políticos que contribuíram para a derrota da MP, mantendo o discurso de que a medida beneficiava os mais pobres em contraposição aos mais ricos.
