segov dengue
DEMANDA ALTA

Demanda por químicos sobe 9,2% no primeiro trimestre de 2021, diz Abiquim

A produção teve alta de 0,81%, a demanda subiu 9,2% e as vendas internas avançaram 7,66%, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Química

3 maio 2021 - 09h35
Demanda por químicos sobe 9,2% no primeiro trimestre de 2021, diz Abiquim
Demanda por químicos sobe 9,2% no primeiro trimestre de 2021, diz Abiquim - (Foto: Divulgação)
Comper

A produção, a demanda e as vendas internas dos produtos químicos de uso industrial tiveram resultados positivos no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. A produção teve alta de 0,81%, a demanda subiu 9,2% e as vendas internas avançaram 7,66%, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

De acordo com a entidade, o volume de importações subiu 19,1%, enquanto as exportações recuaram 8,4% nos primeiros três meses deste ano, sobre igual período do ano passado, na contramão do que se poderia esperar com a desvalorização do real, em relação ao dólar. Já o índice de utilização da capacidade instalada do setor ficou em 73% na média do primeiro trimestre de 2021.

Segundo a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, a melhora das vendas internas e a alta das importações reflete a recuperação da demanda nacional, que se mantém em um patamar elevado desde meados do ano passado, "sobretudo pela essencialidade da química e da necessidade dos produtos no atendimento das demandas relacionadas à pandemia".

"O baixo índice de ocupação das instalações justamente em um período de aumento da demanda interna evidencia a falta de competitividade da indústria local, com consequente desestímulo a novos investimentos, além de risco de desativação de unidades produtivas", afirma.

Na comparação dos últimos 12 meses, de abril de 2020 a março de 2021, os índices de produção, vendas internas e demanda também mostraram resultados positivos. A produção cresceu 0,46%, as vendas internas tiveram alta de 3,52%, e a demanda subiu 12,1%. Como resultado, na média dos últimos 12 meses, encerrados em março de 2021, os importados representaram 47% da demanda de produtos químicos no mercado nacional, novo recorde do setor.

Banner Whatsapp Desktop