
Em junho, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), desenvolvido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou uma deflação de 6,03% nos preços dos produtos in natura. A queda foi impulsionada principalmente pelos legumes e tubérculos, cujos preços apresentaram recuos expressivos.

Na categoria de legumes, a redução foi de 5,99%, com destaque para itens como cenoura (-17,62%), beterraba (-17,11%), chuchu (-12,69%) e mandioca (-5,96%). Já os tubérculos tiveram uma queda mais acentuada, de 6,82%, com a batata apresentando a maior redução (-11,07%), seguida de cebola (-5,09%) e alho (-1,59%).
O economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, explicou que a deflação nos preços está relacionada ao aumento da oferta, impulsionada pelas boas condições climáticas no início de 2025. “As chuvas bem distribuídas nos primeiros meses do ano favoreceram o desempenho de diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços”, disse Queiroz.
Além dos legumes e tubérculos, as proteínas também registraram queda nos preços. As carnes bovinas apresentaram redução, com destaque para cortes como acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%). O frango também teve queda de 1,97%, e o arroz registrou deflação de 2,40%.
Essas quedas no preço dos alimentos in natura e das proteínas indicam uma possível continuidade do alívio no orçamento das famílias, especialmente para os itens básicos da alimentação.
