Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de dezembro de 2025 - 19h41
sesi
ECONOMIA

Cúpula do Mercosul em Foz terá Lula, Milei e líderes dos países fundadores do bloco

Encontro no sábado reúne chefes de Estado do Mercosul e países associados e marca troca de presidência

19 dezembro 2025 - 17h50Caroline Aragaki, enviada especial
Presidentes dos países do Mercosul participam da 67ª Cúpula do bloco em Foz do Iguaçu
Presidentes dos países do Mercosul participam da 67ª Cúpula do bloco em Foz do Iguaçu - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

Presença confirmada dos principais líderes do Mercosul marca a 67ª Cúpula de Chefes de Estado do bloco e de países associados, que será realizada neste sábado (20), em Foz do Iguaçu. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participarão do encontro os presidentes da Argentina, Javier Milei; do Paraguai, Santiago Peña; e do Uruguai, Yamandú Orsi. As informações foram divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Canal WhatsApp

Com isso, todos os chefes de Estado dos países fundadores do Mercosul estarão presentes na reunião, considerada uma das mais relevantes do calendário diplomático regional. O encontro ocorre em um momento de debates sobre integração econômica, acordos comerciais e rumos políticos do bloco.

A Bolívia, que se tornou Estado Parte do Mercosul após a formalização de sua adesão em agosto de 2024, será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Fernando Aramayo Carrasco.

Entre os Estados Associados, cinco das sete participações já estão confirmadas. O Chile enviará o ministro das Relações Exteriores; a Colômbia será representada pelo Coordenador Nacional para o Mercosul; o Equador participará por meio do Encarregado de Negócios; o Panamá terá a presença do presidente da República; e o Peru será representado pelo diretor da Secretaria de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, que também atua como Coordenador Nacional. Até o momento, Guiana e Suriname ainda não confirmaram presença.

Também estará presente o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), entidade que reúne 13 países membros da região, incluindo Brasil, Argentina, México, Chile e Venezuela, entre outros.

Além das discussões políticas e econômicas, a cúpula será marcada pela transição da Presidência Pro Tempore do Mercosul. Atualmente sob comando do Brasil, a função será transferida ao Paraguai ao final do encontro, conforme previsto no rodízio entre os países do bloco.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas