
Mato Grosso do Sul tem se destacado na implementação de energia solar, com um aumento de 69% na concessão de crédito para projetos solares em 2024, segundo a Financeira do Santander. A expansão é ainda mais expressiva no Centro-Oeste, onde a região registrou um crescimento de 86% no mesmo período.

Dados da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar) mostram que a energia solar já atraiu mais de R$ 27,9 bilhões em investimentos para o Centro-Oeste, com uma capacidade instalada superior a 6 gigawatts (GW). Esse crescimento inclui residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, com os estados do Centro-Oeste representando 16,8% da capacidade instalada de energia solar no Brasil.
De acordo com Cezar Janikian, diretor da Financeira do Santander, o crescimento reflete o esforço da instituição em oferecer soluções de financiamento adaptadas às necessidades do mercado, além de fortalecer parcerias estratégicas. "O resultado positivo é reflexo do investimento contínuo em novas alianças e no fortalecimento de nossa rede de parceiros", explica.
A procura crescente por financiamento solar indica que os brasileiros estão cada vez mais conscientes das vantagens da energia limpa. "Nosso objetivo é facilitar o acesso ao crédito para que mais pessoas e empresas possam investir em energia solar, economizando na conta de luz e contribuindo para um futuro mais sustentável", afirma Janikian.
