
O Sebrae/MS lançou nesta terça-feira (12), em Corumbá (MS), o projeto Raízes Criativas, iniciativa voltada a fortalecer a economia criativa no Pantanal. A meta é capacitar cerca de 200 empreendedores de Corumbá e Ladário, conectando setores como artes visuais, cênicas, música, audiovisual, literatura, gastronomia e design, além de integrar cultura e turismo como estratégia de geração de renda.

O evento, realizado no Cine Vision, teve a première do longa-metragem “Do Sul, A Vingança”, primeiro filme de Mato Grosso do Sul a entrar no circuito comercial de cinemas no país. Produzido com orçamento de R$ 375 mil, o filme movimentou 120 profissionais e ganhou prêmios internacionais, como o Los Angeles Film Awards 2025. Segundo a produtora-executiva Tania Sozza, todo o investimento foi feito no estado, incluindo gastos com transporte, hotelaria, alimentação e serviços técnicos.

Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a economia criativa pode funcionar como um hub de inovação regional. “O talento já existe; a proposta é criar redes para integrar esse potencial e transformá-lo em renda, atendendo a demandas de mercado já existentes”, afirmou.
Além de capacitações e oficinas, o projeto oferece acesso a consultorias, apoio para participação em editais e eventos no Centro Sebrae Pantanal. As ações seguem diretrizes do Plano MS+ Criativo, da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura.
Com iniciativas como essa, Corumbá busca consolidar-se como referência nacional em produção cultural ligada ao turismo, a exemplo de outros polos de economia criativa no país, como Paraty (RJ) e Recife (PE).
