Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
29 de setembro de 2025 - 12h22
tjms
CAPITAL

Consumo das famílias em Campo Grande registra queda em setembro após três meses de alta

Pesquisa mostra que cinco dos sete indicadores caíram; expectativa é de recuperação no fim do ano com reforço de renda extra

29 setembro 2025 - 10h40Carlos Guilherme
Índice de Consumo das Famílias caiu em setembro em Campo Grande após três meses de crescimento
Índice de Consumo das Famílias caiu em setembro em Campo Grande após três meses de crescimento - (Foto: Tânia Rego)

O consumo das famílias de Campo Grande recuou em setembro e quebrou a sequência de crescimento registrada desde junho. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice caiu de 107,2 pontos em agosto para 106,4 neste mês.

Canal WhatsApp

Dos sete itens avaliados, cinco apresentaram retração. Entre os que mais influenciaram estão a perspectiva profissional, com queda de 3,7%, e o nível de consumo atual, que caiu 1,2%.

Apesar da queda no índice geral, a pesquisa mostra que 54,2% dos entrevistados se sentem mais seguros em relação ao emprego do que no ano passado. Além disso, 57,5% têm uma visão positiva sobre suas perspectivas profissionais para os próximos seis meses.

Em relação à renda, 53,4% afirmaram que ela permanece igual à do ano passado. Já sobre as compras, 55,5% disseram que estão adquirindo a mesma quantidade de produtos em comparação com 2022.

Expectativa para o fim do ano - Para a economista Regiane Dede de Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, o último trimestre tende a melhorar o cenário. A liberação do 5º lote da restituição do Imposto de Renda e o pagamento da primeira parcela do 13º salário devem injetar recursos no comércio.

“O dinheiro extra no bolso dos consumidores, aliado à segurança no emprego e às expectativas profissionais positivas, pode gerar um ambiente mais favorável ao consumo nos próximos meses”, avaliou.

A coleta de dados para o levantamento de setembro foi realizada nos últimos dez dias de agosto de 2025, conforme metodologia da CNC. Confira a pesquisa completa aqui.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas