
Saiba Mais
- INTERNACIONAL
Conselho Europeu concorda em medidas para impor 'severas' consequências à Rússia
- CONFLITO NA UCRÂNIA
Joe Biden anuncia maior sanção econômica da história à Rússia
- CONFLITO NA UCRÂNIA
Tesouro dos EUA detalha sanções à Rússia que miram ativos bancários
- INTERNACIONAL
Biden amplia sanções contra Rússia, tendo como alvos bancos e exportações ao país
A guerra entre Rússia e Ucrânia já vem trazendo muitas preocupações em todo o globo. Dúvidas para saber se os reflexos dessa guerra poderão chegar em Mato Grosso do Sul já começam a surgir. O secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, confirmou nesta tarde (24) que isso pode afetar o nosso Estado.

“Tanto a Rússia quanto a Ucrânia são grandes produtores de fertilizantes. Se olharmos para o lado do agronegócio, com certeza, teremos o risco de não ter a disponibilidade dos produtos. Esse é um dos problemas”, disse.
Verruck ainda explica que a exportação será a mais afetada. “Normalmente temos o impacto de preço, se nós olharmos hoje o crescimento do preço do petróleo... Se de um lado pode beneficiar a exportações, encarece as nossas importações. É um momento de muita preocupação. Lembrando que o MS é um Estado exportador. Não temos uma exportação muito ativa para a Rússia, mas tem todo um impacto na economia européia que é um grande cliente de MS”, afirma. “É um momento de observar, e com certeza todas as economias mundiais serão afetadas”, finaliza.
A Rússia iniciou uma operação de invasão da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira. O presidente Vladimir Putin anunciou uma ação militar no leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas que ele reconheceu como independentes. Rapidamente, ficou claro que as tropas estavam atacando todo o território ucraniano.
O Itamaraty não “condenou” a ação de Putin, o que não considerou uma invasão.
