
Campo Grande registrou queda no Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) em agosto, voltando para a zona negativa. O indicador caiu para 98,1 pontos, contra 100,3 em julho, recuo de 2,2%, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Pesquisa revela que a expectativa dos empresários sobre a economia brasileira e sobre o próprio comércio foi a mais afetada, registrando queda de 5,4% e 6,4%, respectivamente. Sobre as condições atuais das empresas, a opinião está dividida: 32,4% percebem melhora, enquanto 32,7% acreditam em piora.
Economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, avalia que o cenário reflete a situação econômica nacional. “Juros altos, dificuldade de acesso ao crédito para empresários e consumidores, inflação elevando custos e redução do poder de compra, somados ao crescimento econômico abaixo do esperado, geram incerteza no comércio neste início de semestre”, explica. Todos os números da pesquisa podem ser analisados no anexo abaixo:
