
O Ministério de Minas e Energia informou nesta quinta-feira (4) que oito Estados brasileiros terão mais de 1 milhão de famílias contempladas pelo novo programa “Gás do Povo”. No total, 15,5 milhões de famílias em todo o país devem ser atendidas, conforme o orçamento de R$ 5,1 bilhões previsto no projeto de lei orçamentária de 2026.

São Paulo e Bahia lideram a lista, com 1,87 milhão e 1,84 milhão de famílias beneficiadas, respectivamente. Também superam a marca de 1 milhão os Estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro.
O benefício será concedido no momento da compra, por meio de um vale-gás que só poderá ser usado para esse fim. O botijão poderá ser retirado diretamente em revendas credenciadas próximas da residência dos beneficiários. Caso optem pela entrega em domicílio, o custo do frete ficará por conta do consumidor.
A previsão é de que as primeiras entregas aconteçam já em novembro. A transição para o novo modelo será gradativa e deve ser concluída em março de 2026, quando o programa atingirá todas as famílias inscritas.
De acordo com o desenho do auxílio, famílias com dois integrantes terão direito a até 3 botijões por ano; aquelas com três pessoas, até 4; e famílias com quatro ou mais membros, até 6 botijões anuais. O governo destacou que não haverá troco, crédito ou acúmulo caso o valor do botijão seja inferior ao preço de referência estabelecido para cada Estado.
Entre as alternativas em estudo para autorizar a retirada estão o uso de aplicativo com vale digital, cartão específico do programa, QR Code vinculado à Caixa ou mesmo o cartão do Bolsa Família.
