
A pedra fundamental da Casa do Comércio de Mato Grosso do Sul será lançada no próximo dia 18 de agosto, em cerimônia marcada para as 16h, na Rua Barão do Rio Branco, nº 1.266, em Campo Grande. O novo espaço vai reunir as áreas administrativas da Fecomércio-MS, do Sesc, do Senac e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF).

Com nove andares, além do térreo e de um mezanino, o edifício terá área total de 11.584 m² e contará com auditório, salas de reunião, coworking, espaços para eventos, restaurante-escola e ambientes de recepção. A obra será realizada por meio de retrofit — adaptação de um prédio já existente, construído na década de 1970 — e tem previsão de conclusão em 18 meses.
Segundo o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, o projeto visa modernizar e agilizar os serviços prestados pelas instituições. “O setor do comércio responde por dois terços do PIB estadual. Um espaço como esse vai integrar e potencializar o atendimento aos empresários, com reflexos positivos para toda a população”, afirmou.
O prédio também foi planejado para adotar soluções sustentáveis e acessíveis. A arquitetura propõe o uso de luz natural, requalificação de sistemas de energia e climatização, e ambientação inspirada nos biomas sul-mato-grossenses, com elementos de design biofílico. A acessibilidade será garantida com a instalação de banheiros adaptados, sinalização tátil e em braile e eliminação de desníveis.
Entre os destaques do projeto estão:
- Térreo: bicicletário, praça e escada rolante;
- 1º pavimento: recepção, salas locáveis, vestiários e praça elevada;
- 2º ao 4º pavimento: sede administrativa do Sesc;
- 5º pavimento: salas de reunião e auditório;
- 6º e 7º pavimento: sede administrativa do Senac;
- 8º pavimento: sede administrativa da Fecomércio;
- 9º pavimento: restaurante-escola do Senac.
O lançamento contará com a presença de lideranças do Sistema Comércio e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), incluindo o presidente da entidade, José Roberto Tadros.
