
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta segunda-feira (22) que o presidente Donald Trump deve assinar até o fim da semana o acordo que define o futuro do TikTok nos Estados Unidos. A medida visa transferir o controle do algoritmo da plataforma para um consórcio de investidores norte-americanos, com o objetivo de proteger os dados dos usuários do país.

A preocupação central da Casa Branca é a relação do TikTok com o governo da China. O aplicativo pertence à empresa chinesa ByteDance, e Washington teme o uso indevido de informações de cidadãos americanos.
Leavitt também detalhou parte da agenda de Trump durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, que acontece nesta semana em Nova York. O presidente norte-americano deve se reunir com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, além de encontros com os líderes da Ucrânia, Volodimir Zelenski, da Argentina, Javier Milei, e da União Europeia, Ursula von der Leyen.
O governo americano ainda pretende realizar uma reunião multilateral sobre o Oriente Médio. Segundo a porta-voz, os detalhes — como data e participantes — ainda não foram definidos.
